No mês de março, nós celebramos um período muito importante de atenção à saúde das mulheres. O Março Lilás é uma campanha que tem a finalidade de conscientizar sobre a prevenção ao câncer do colo uterino.
Esse é o terceiro tipo de câncer que mais afeta o público feminino, excluindo os tumores de pele não melanoma, e umas das maiores causas de morte entre as mulheres em todo o mundo.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), a previsão para 2023 é de que hajam 17.010 novos casos da doença, e a prevenção é fundamental para diminuirmos esses números.
Por que Março Lilás?
No dia 8 de março é comemorado o Dia Internacional da Mulher. Em alusão às lutas das causas femininas, março também foi adotado como mês simbólico de batalha pela saúde das mulheres.
O que é o câncer do colo uterino?
O câncer do colo uterino, ou câncer do colo do útero, é causado pela infecção por alguns subtipos de Papilomavírus Humano (HPV).
Essas formas de vírus são transmitidas sexualmente e causam lesões na vagina, no colo do útero, no pênis e no ânus. Muitas vezes, porém, essas lesões podem provocar alterações celulares e evoluir para o câncer.
A conscientização é essencial para evitar esse tipo de doença, afinal, na maioria das vezes, ela pode ser prevenida de maneira fácil. Venha saber de quais formas!
A prevenção ao câncer do colo uterino
A boa notícia em relação ao câncer do colo do útero é que ele pode, muitas vezes, ser evitado.
E, para isso, é necessário que as mulheres se conscientizem sobre a necessidade de se proteger.
A principal maneira de se prevenir contra esse tipo de câncer é por meio da vacinação contra o HPV. O Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza a vacina gratuitamente para meninas e meninos de 9 a 14 anos de idade.
A vacina contribui na prevenção do câncer de colo uterino e também das verrugas genitais.
As mulheres também devem realizar o exame preventivo, conhecido como Papanicolau, após o início da vida sexual. O teste detecta a presença de alterações precoces, que podem ser curadas na maioria dos casos.
A outra forma de prevenção é a utilização de preservativos durante as relações sexuais, uma vez que o contágio do HPV ocorre por via sexual.
Deu para pegar essa ideia? Quando o assunto é combate ao câncer do colo uterino, o autocuidado e o amor próprio são a solução!
Aqui, no IOM, atuamos de forma especializada no tratamento a pacientes com câncer e apoiamos todas as campanhas de conscientização e de combate aos diversos tipos da doença. Sempre que precisar, pode contar conosco!
Para manter-se informado, continue acompanhando o nosso blog!