Exames
ENDOSCOPIA
Especialidade em diagnóstico e tratamento das doenças do aparelho gastrointestinal, vias biliares e pâncreas.
COLONOSCOPIA
A colonoscopia é o exame endoscópico realizado para analisar as condições de saúde do interior do cólon e do reto, tornando possível a identificação de lesões indicativas de câncer colorretal e outras doenças.
UROFLUXOMETRIA
A urofluxometria é um exame simples e não invasivo que analisa a saúde do aparelho urinário por meio do fluxo de urina expelido na micção. O teste pode contribuir na detecção de diversas doenças.
ESTUDO URODINÂMICO
O estudo urodinâmico é um exame que tem a função de diagnosticar problemas relacionados à micção, avaliando a capacidade de armazenamento e esvaziamento de urina da bexiga do paciente. Ele pode ser feito com outros testes, como a urofluxometria.
PAAF DA TIREOIDE
A punção aspirativa com agulha fina (PAAF) é um exame bastante efetivo, que tem como função determinar se o nódulo da tireoide é benigno ou maligno por meio de punção com uma agulha fina na glândula tireoidiana.
BIOIMPEDÂNCIA
A bioimpedância é um exame que tem a função de analisar a composição do organismo, medindo a quantidade de água, massa muscular, massa gorda, gordura, densidade óssea e a taxa de metabolismo basal.
BIÓPSIA DE MEDULA ÓSSEA
A biópsia de medula óssea é um exame feito a partir da retirada de um fragmento de um osso para análise. Ele serve para determinar o estágio de alguns tipos de câncer, além de apontar se o tratamento está apresentando resultados ou não.
CARIÓTIPO (COLETA)
É um exame feito a partir da coleta de sangue. Esse exame permite identificar alterações numéricas e estruturais nos cromossomos, como trissomias ou monossomias, além de condições genéticas causadas por mutações cromossômicas.
CARIÓTIPO + IMUNOFENOTIPAGEM
São exames complementares feitos a partir da coleta de sangue com o intuito de identificar alterações e doenças hematológicas, colaborando também para o diagnóstico de câncer.
CAUTERIZAÇÃO DE CONDILOMA
Esse exame tem o objetivo de diagnosticar as lesões causadas pelo vírus HPV (Papiloma Vírus Humano). A biópsia do pênis é feita para casos suspeitos de câncer, a fim de cauterizar essas lesões.
CAUTERIZAÇÃO DE RETO
Teste realizado a partir de exame proctológico, com aparelho de imagem, a fim de identificar lesões e diagnosticar o câncer anal em estágios precoces para tratamento.
COLONOSCOPIA
O exame de colonoscopia é realizado para diagnosticar alterações como inchaços e lesões que possam apontar a presença de câncer. É feito com o paciente sedado, a partir de um tubo com câmera, que produz imagens de alta qualidade, guiado até o reto.
DUODENOSCOPIA
Esse exame, também chamado de endoscopia do duodeno, é feito para analisar a mucosa dessa parte do intestino delgado através de um tubo flexível com chip para detectar doenças diversas em estágios iniciais, como o câncer de estômago.
ENDOSCOPIA DIGESTIVA ALTA
É um exame bastante comum para se diagnosticar problemas do sistema digestivo, como dores abdominais, refluxo e outros. Ajuda também a identificar a presença de câncer de estômago. É feito pela introdução do endoscópio pela boca até o estômago, com o paciente sedado.
IMUNOFENOTIPAGEM (COLETA)
A imunofenotipagem é um exame realizado a partir da coleta de sangue periférico na medula óssea ou em algum tecido do corpo. É feito para identificar diversas doenças hematológicas tanto benignas, quanto malignas.
LASERTERAPIA (CINCO SESSÕES)
A laserterapia é um procedimento realizado com laser de baixa potência e que atua em nível celular, promovendo o reparo dos tecidos. É indicado para o tratamento de pacientes oncológicos.
LIGADURA DE VARIZES DE ESÔFAGO
A ligadura elástica é um tratamento endoscópico bastante utilizado para a correção das varizes do esôfago. É realizado para a prevenção de ruptura e também para estancar um sangramento que esteja ocorrendo na região.
MIELOGRAMA
Esse exame, também conhecido como punção aspirativa da medula óssea, é realizado para estudar o funcionamento da medula a partir da análise de células sanguíneas produzidas. O teste permite identificar alterações presentes nos hemogramas, como anemias, infecções e até mesmo metástases.
MIELOGRAMA + IMUNOFENOTIPAGEM DE MEDULA
Esses exames têm a função de diagnosticar alterações na medula, podendo ser feitos em complementaridade, a fim de identificar infecções, doenças e até diferentes tipos de câncer no organismo.
PAAF DE TIREOIDE (GUIADA POR ULTRASSOM)
Esse procedimento é realizado a partir da aspiração do nódulo da tireoide com uma agulha fina, guiada com o auxílio de ultrassonografia. O material colhido é estudado para análise citológica, detectando se o nódulo é benigno ou maligno.
PARACENTESE DE ALÍVIO
É o procedimento feito a partir de punção na cavidade peritoneal (abdome) para a retirada de líquido ascético. É um processo simples e minimamente invasivo. Pode ser feita para diagnóstico e também para a redução de dor abdominal.
POLIPECTOMIA
Esse é um procedimento de remoção de pólipos gastrointestinais, resultado de alterações cromossômicas em células da mucosa de órgãos do sistema digestivo, que podem evoluir para alguns tipos de câncer.
PÓS-OPERATÓRIO
O período pós-operatório é realizado para a recuperação e a observação dos pacientes após a cirurgia oncológica. A equipe de saúde acompanha o estado do paciente, garantindo que ele se reestabeleça da melhor forma.
RETIRADA DE PONTOS
Esse procedimento é um dos cuidados pós-operatórios, no qual são retirados os fios cirúrgicos colocados no local da cirurgia para recuperação. A retirada é feita pela equipe médica após a correta cicatrização da região operada.
RETOSSIGMOIDOSCOPIA
Esse exame é feito por meio da introdução do retossigmoidoscópio na região do ânus, aparelho utilizado para verificar o interior da parte final do intestino. É indicado para diagnosticar doenças intestinais simples e também pólipo e câncer.
TROCA DE SONDA GÁSTRICA COM CAUTÉRIO
É o procedimento feito para a troca da sonda da gastrostomia quando surge a necessidade de substituição. É realizada com a cauterização para a proteção da região.
TROCA DE SONDA
Esse processo consiste na troca da sonda presente no corpo do paciente quando for necessária a sua substituição, seja por obstrução, ruptura ou mau funcionamento.
URODINÂMICA
É um exame que tem como objetivo principal avaliar o funcionamento da bexiga, em homens e mulheres, e da próstata, em homens. Entre as indicações, estão casos de pacientes com antecedentes de problemas ginecológicos e cirurgias para o tratamento de câncer.
UROFLUXOMETRIA
Também conhecido como exame de fluxometria urinária, auxilia no estudo da função da bexiga, assim como da próstata e da uretra no fluxo urinário. Ele contribui no diagnóstico da saúde da bexiga e na detecção de problemas, como o câncer de próstata e outros.
VIDEOFARINGOLARINGOSCOPIA
É um procedimento realizado a partir da introdução do aparelho chamado laringoscópio pela boca. A câmera acoplada no instrumento permite a detecção por imagem de lesões e doenças na laringe e faringe, assim como em outros órgãos, como o estômago.